Cerrado em jardim

Passagens de fauna

Passagens de Fauna: conectando vidas e preservando Ecossistemas

A expansão das cidades e das rodovias trouxe inúmeros benefícios para a sociedade moderna, mas também gerou desafios significativos para a vida silvestre. Entre os impactos mais graves está a fragmentação dos habitats naturais, que impede o deslocamento seguro de animais e aumenta os riscos de atropelamentos. Nesse contexto, surgem as passagens de fauna, estruturas projetadas para permitir que animais atravessem barreiras humanas sem colocar suas vidas em risco. Elas podem ser aéreas, como pontes suspensas, ou subterrâneas, como túneis ecológicos. Mais do que soluções de engenharia, essas passagens representam um compromisso com a coexistência entre desenvolvimento humano e preservação ambiental.

O que são passagens de fauna?

As passagens de fauna são corredores construídos para facilitar o deslocamento de animais em áreas cortadas por rodovias, ferrovias ou mesmo zonas urbanas densamente ocupadas. Elas podem assumir diferentes formas:

  • Passagens aéreas: também chamada de passagem superiores, podem ser cobertos ou não por vegetação, são estruturas projetadas para permitir o deslocamento aéreo de animais arborícolas. Essas estruturas geralmente são arquitetadas para determinados grupos taxonômicos que ocorrem numa determinada região, como macacos-prego, sagui, bicho-preguiça, mico-leão-dourado.
  • Passagens subterrâneas: também chamada de passagem inferiores ou túneis de fauna, são estruturas projetadas para permitir o deslocamento seguro de animais terrestres sob estradas, rodovias e ferrovias, usados por espécies terrestres como tamanduás, capivaras, onças e pequenos mamíferos. Podem ser construídas especificamente para fauna ou adaptadas de estruturas já existentes, como drenagens e transposições de cursos d’água.
  • Estruturas híbridas: combinações de pontes e túneis, adaptadas às necessidades específicas da fauna local.

Essas soluções são planejadas com base em estudos ecológicos e comportamentais, garantindo que os animais realmente utilizem os corredores e que a biodiversidade seja mantida.

Por que elas são necessárias?

O Brasil é um dos países com maior biodiversidade do planeta, mas também registra altos índices de atropelamentos de fauna. Estima-se que milhões de animais morram anualmente nas estradas brasileiras. Além da perda de vidas, isso gera desequilíbrios ecológicos, já que muitas espécies desempenham papéis fundamentais nos ecossistemas, como dispersão de sementes e controle de populações de insetos.

A fragmentação dos habitats também compromete a reprodução e a sobrevivência de diversas espécies. Animais isolados em pequenas áreas têm menos acesso a alimento, parceiros e rotas migratórias. As passagens de fauna, portanto, funcionam como pontes, reconectando ecossistemas e permitindo que a natureza siga seu curso.

Exemplos inspiradores

Passagens de fauna já são realidade em diversos países:

  1. Holanda: possui algumas das maiores pontes verdes do mundo, que conectam reservas naturais e são usadas por cervos, javalis e raposas.
  2. Canadá: no Parque Nacional Banff, passagens aéreas e subterrâneas reduziram drasticamente os atropelamentos de ursos e alces.
  3. Brasil: iniciativas em rodovias como a BR-262 (Mato Grosso do Sul) e a BR-101 (Santa Catarina) já contam com túneis e estruturas suspensas para proteger espécies locais.

Esses exemplos mostram que a engenharia pode ser aliada da conservação, desde que haja interesse público, vontade política e investimento adequado.

Como surge a demanda pra instação de passagens de fauna?

A exigência para instalação de passagens de fauna surge principalmente como condicionante do licenciamento ambiental de obras lineares (rodovias, ferrovias, hidrelétricas) exigida por órgãos como o Ibama ou secretarias estaduais de meio ambiente. A demanda por instalação de passagens de fauna surge principalmente pela necessidade de reduzir os atropelamentos frequentes de animais silvestres e manter a conectividade dos ecossistemas.

Os locais de instalação são previstos por estudos técnicos, monitoramentos ambientais e exigências legais em projetos de infraestrutura. Além disso, há leis estaduais e projetos de lei que determinam a previsão dessas estruturas em novos empreendimentos viários, principalmente como medida mitigatória quando as obras lineares cortam áreas de habitat natural.

Nos Estudos de Impacto Ambiental (EIA/RIMA) e Estudos de Viabilidade Técnica e Ambiental (EVTA), é avaliado o risco de atropelamentos e fragmentação de habitats. Se identificada a necessidade, o projeto deve incluir passagens de fauna (superiores ou inferiores) e cercamentos direcionadores. Essa exigência aparece como condicionante da licença de instalação ou operação.

Legislação estadual e projetos de lei:

  • Alguns estados já possuem leis específicas. Exemplo: o Projeto de Lei nº 1241/2023 do Amazonas obriga que novas estradas e rodovias incluam passagens de fauna, definindo dimensões conforme a fauna local.
  • Outras unidades federativas discutem normas semelhantes, reforçando a obrigatoriedade além do licenciamento.

Soluções para áreas urbanas

Embora as passagens de fauna sejam mais comuns em rodovias, o desafio também está presente nas cidades. A urbanização crescente cria barreiras artificiais que dificultam o deslocamento de animais silvestres, especialmente em regiões próximas a parques e reservas.

Entre as possibilidades práticas para reduzir o risco de atropelamento de fauna estão passagens suspensas (aéreas), passagens subterrâneas, sinalização inteligente, barreiras eletrônicas e cercas de direcionamento.

Um compromisso coletivo

A implementação de passagens de fauna exige cooperação entre governos, empresas e sociedade civil. É preciso investir em estudos técnicos, fiscalização e campanhas de conscientização. Afinal, de nada adianta construir corredores se não houver manutenção ou se os cidadãos não compreenderem sua importância.

Valorizar a vida silvestre é reconhecer que o bem-estar humano está intrinsecamente ligado à saúde dos ecossistemas. Cada animal que atravessa uma ponte verde ou um túnel ecológico representa uma vitória contra a fragmentação e um passo em direção a um futuro mais equilibrado.

Referências

Grilo, C.; Neves, T.; Bates, J.; Roux, A. Medrano-Vizcaíno, P.; Quaranta, M.; Silva, I.; Soanes, K.; Wang, Y.; Consortium, D.C. 2025. Global Roadkill Data: a dataset on terrestrial vertebrate mortality caused by collision with vehicles. Sci Data 12: 505.

Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). Disponível em: <https://www.gov.br/ibama/pt-br>.

Sukhontapatipak, C.; Saralamba, C.; Piyapan, P.; Duangta, P.; Klubchum, T.; Sawangproh, W. 2025. Global wildlife roadkill research: a bibliometric synthesis of historical trends, thematic gaps, and future directions. Urban Ecosystems 18: 130.

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