Características
A espécie mede de 6 a 10 m de altura. Planta semidecídua, heliófita, seletiva xerófita (característica de terrenos mais secos, como do cerrado). Tronco de 40-50 cm de diâmetro.
Origem: Nativa
Forma de vida: Árvore ou Arbusto
Habitats naturais
Em áreas naturais se estabelece em cerrados.
Cultivo
Local no jardim: canteiro ao sol
Plantio: colher os frutos diretamente da árvore através do corte de toda a inflorescência quando iniciarem a abertura espontânea. Isso é facilmente observado pela exposição do interior do fruto de coloração avermelhada. Evite o manuseio direto com os frutos durante a colheita. Levar as inflorescências ao sol para completar a abertura dos frutos e retirar manualmente as sementes. Sua viabilidade em armazenamento é curta, não ultrapassando 4 meses. Colocar as sementes para germinação logo que colhidas em canteiros à pleno sol, contendo substrato organo-arenoso. Cobri-las com substrato peneirado e irrigar duas vezes ao dia. A emergência ocorre em 10-20 dias e a taxa de germinação geralmente é baixa. Transplantar a plântula para local definitivo em 7-8 meses. O desenvolvimento das plantas no local definitivo é lento. Produz anualmente grande quantidade de sementes, as quais são amplamente disseminadas pela avifauna.
Frutificação
No centro-oeste a frutificação pode ocorrer entre maio e dezembro. Os frutos são consumidos por várias espécies de aves.
Fruto: fruto deiscente que se abrem e em seu interior, encontram-se 3 a 5 sementes revestidas por arilo branco muito apreciado por aves. As sementes medem cerca de 0,6 cm de diâmetro.
Distribuição geográfica
Ocorre em Pará até a Bahia, Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso do Sul e São Paulo, principalmente nas áreas de cerrado.
Referências
Garcia, F.C.P.; Bonadeu, F. 2020. Flora do Brasil. Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Disponível em <https://reflora.jbrj.gov.br/consulta/>.
Lorenzi, H. 1992. Árvores Brasileiras: manual de identificação e cultivo de plantas arbóreas nativas do Brasil. Nova Odessa, SP: Editora Plantarum.
Vissoto, M.; Alves, F.M.; Maruyama, P.K.; Araujo, A.C. 2023. Mini-guia: frutos de plantas nativas atrativas para avifauna em ambiente urbano no Cerrado. Campo Grande, MS: Editora Maria Faceira.
Classificação científica
Clado: Angiospermas
Ordem: Dilleniales
Família: Dilleniaceae
Gênero: Curatella
Nome científico:
Curatella americana
Nome popular:
Lixeira
Conservação:
(IUCN)

Frutificação:
