Cerrado em jardim

Cupania vernalis

Características

Espécie secundária. As árvores medem de 10 a 22 m de altura. Planta semidecídua, heliófita e seletiva higrófita. Tronco de 50 a 70 cm de diâmetro.

Origem: Nativa

Forma de vida: Árvore

Habitats naturais

A planta se estabelece em cerradão, mata de galeria, floresta semidecídua de altitude e mata pluvial atlântica, pode ocorrer tanto no interior de matas primárias quanto em todos os estágios de formações secundárias.

Espécie utilizada em projetos de recuperação de áreas degradadas, principalmente para plantios mistos destinados à recomposição de áreas degradasdas de preservação permanente.

Cultivo

Local no jardim: canteiros semi-sombreado. Árvore pode ser empregada no paisagismo, principalmente na arborização de ruas

Plantio: colher os frutos diretamente da árvore quando iniciarem a abertura espontânea. Em seguida levá-los ao sol para completarem a abertura e liberação das sementes. Sua viabilidade em armazenamento é curta. Colocar as sementes para germinação, logo que colhidas e sem nenhum tratamento, em canteiros ou em recipientes individuais contendo substrato argiloso e mantidas em ambiente semi-sombreado; cobri-las com uma camada de substrato peneirado e irrigar duas vezes ao dia. A emergência ocorre em 20-30 dias e, a taxa de germinação é baixa. O desenvolvimento das plantas no local definitivo depende da fertilidade do solo, porém geralmente é lento. Produz anualmente moderada quantidade de sementes viáveis e muito procurado e disseminado por aves.

Frutificação

No centro-oeste a frutificação ocorre próximo de setembro.

Fruto: tipo cápsula de até 2,5 cm de diâmetro; apresentam a coloração vermelha quando maduros, apresenta 2-3 sementes pretas envolvidas pelo arilo alaranjado e medem de 0,8 diâmetro de diâmetro.

Distribuição geográfica

Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, São Paulo até o Rio Grande do Sul, em quase todas as formações florestais.

Referências

Garcia, F.C.P.; Bonadeu, F. 2020. Flora do Brasil. Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Disponível em <https://reflora.jbrj.gov.br/consulta/>.

Lorenzi, H. 1992. Árvores Brasileiras: manual de identificação e cultivo de plantas arbóreas nativas do Brasil. Nova Odessa, SP: Editora Plantarum.

Silva Júnior, M.C.; Pereira, B.A.S. 2009. + 100 árvores do cerrado – Matas de Galeria: guias de campo. Ed. Rede de Sementes do Cerrado – Brasília. 288 p.

Vissoto, M.; Alves, F.M.; Maruyama, P.K.; Araujo, A.C. 2023. Mini-guia: frutos de plantas nativas atrativas para avifauna em ambiente urbano no Cerrado. Campo Grande, MS: Editora Maria Faceira.

Classificação científica

Clado: Angiospermas
Ordem: Sapindales
Família: Sapindaceae
Gênero: Cupania

Nome científico:

Cupania vernalis

Nome popular:

Camboatá

Conservação:

LC

Frutificação:

    Rolar para cima