Características
Planta pioneira, tem preferência por locais ensolarados e solos úmidos, possui crescimento rápido. As árvores crescem de 4 a 8 metros de altura, mas podem atingir até 12 metros. Planta perenifólia, heliófita, higrófita. Tronco de 15-25 cm de diâmetro.
Origem: Nativa
Forma de vida: Árvore
Habitats naturais
Em áreas naturais se estabelece bem em matas ciliares, bordas de floresta e clareiras.
Indicada para restauração de áreas degradadas.
Cultivo
Local no jardim: canteiro ao sol
Plantio: colher os frutos diretamente da árvore, quando maduros, facilmente observado pela presença de frutos danificados por pássaros e morcegos. Uma vez colhidos, os frutos devem ficar em repouso, por alguns dias, para iniciar a decomposição e facilitar a maceração em água. Depois, deve-se coar o macerado em peneira, para retirar o excesso de água. Em seguida, deixar a massa secar à sombra, para depois se fazer a separação das sementes. As sementes duram até 6 meses armazenadas. Recomenda-se semear as sementes em pleno sol. A emergência ocorre de 25 a 40 dias após a semeadura. O poder germinativo é baixo e em menos de 3 meses as mudas atingem porte adequado para plantio. Quando a plântula atingir de 3 a 5 cm de altura pode-se inseri-las em local definitivo com buraco de 50 cm de profundidade e espaçamento 5×5 m. A frutificação ocorre com 1 a 2 anos.
Frutificação
A frutificação no centro-oeste do Brasil ocorre entre setembro e abril. Os frutos se desenvolvem apenas nos indivíduos fêmeas. Os frutos são consumidos por inúmeras espécies de aves.
Fruto: drupa carnosa, o fruto individual varia de 0,1 a 0,2 cm. Os frutos são unidos em espigas de cerca de 10 cm de comprimento e 1 cm de diâmetro.
Distribuição geográfica
Ceará, Bahia, Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso do Sul até Santa Catarina.
Referências
Carvalho, P.E.R. 2003. Embaúba – Cecropia pachystachya. In: Carvalho, P. E. R. Espécies arbóreas brasileiras. Brasília: Embrapa Informação Tecnológica; Colombo: Embrapa Florestas, 2006. v. 2, p. 209-217.
Garcia, F.C.P.; Bonadeu, F. 2020. Flora do Brasil. Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Disponível em <https://reflora.jbrj.gov.br/consulta/>.
Lorenzi, H. 1992. Árvores Brasileiras: manual de identificação e cultivo de plantas arbóreas nativas do Brasil. Nova Odessa, SP: Editora Plantarum.
Vissoto, M.; Alves, F.M.; Maruyama, P.K.; Araujo, A.C. 2023. Mini-guia: frutos de plantas nativas atrativas para avifauna em ambiente urbano no Cerrado. Campo Grande, MS: Editora Maria Faceira.
Classificação científica
Clado: Angiospermas
Ordem: Rosales
Família: Urticaceae
Gênero: Cecropia
Nome científico:
Cecropia pachystachya
Nome popular:
Embaúba
Conservação:
(IUCN)

Frutificação:
