Cerrado em jardim

Casearia sylvestris

Características

Planta pioneira, tem preferência por locais ensolarados e solos úmidos, possui crescimento rápido. Árvores de 4 a 8 metros de altura. Planta perenifólia, heliófita, higrófita. Tronco de 20-30 cm de diâmetro.

Origem: Nativa

Forma de vida: Árvore ou Arbusto

Habitats naturais

Em áreas naturais se estabelece bem em sub-bosque e formações secundárias, como capoeiras e capoeirões. Menos frequente em floresta pluvial e floresta estacional semidecídua.

Cultivo

Local no jardim: Canteiros semi-sombreados com substrato organo-argiloso, ao inserir as sementes no solo, cobri-las com substrato peneirado e irrigar diariamente.

Plantio: Colha os frutos diretamente da árvore quando começarem a se abrir espontaneamente. Deixe os frutos ao sol para que se abram completamente e liberem as sementes. As sementes têm baixa longevidade e perdem o poder germinativo rapidamente, por isso devem ser semeadas logo após a colheita. Para isso, coloque substrato organo-argiloso, ao inserir as sementes no substrato, cobri-las com substrato peneirado e irrigar diariamente. A plântula costuma emergir após 20-30 dias e a taxa de germinação é geralmente baixa. O plantio em local definitivo deve ser feito até três a cinco semanas após a germinação.

Frutificação

A frutificação no centro-oeste ocorre geralmente entre setembro e outubro (primavera). Os frutos são consumidos por inúmeras espécies de aves.

Fruto: forma de cápsula com semente carnosa. Os frutos medem cerca de 0,5 cm de diâmetro

Distribuição geográfica

Em todo o território brasileiro.

Referências

Garcia, F.C.P.; Bonadeu, F. 2020. Flora do Brasil. Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Disponível em <https://reflora.jbrj.gov.br/consulta/>.

Lorenzi, H. 1992. Árvores Brasileiras: manual de identificação e cultivo de plantas arbóreas nativas do Brasil. Nova Odessa, SP: Editora Plantarum.

Vissoto, M.; Alves, F.M.; Maruyama, P.K.; Araujo, A.C. 2023. Mini-guia: frutos de plantas nativas atrativas para avifauna em ambiente urbano no Cerrado. Campo Grande, MS: Editora Maria Faceira.

Classificação científica

Clado: Angiospermas
Ordem: Malpighiales
Família: Salicaceae
Gênero: Casearia

Nome científico:

Casearia sylvestris

Nome popular:

Guaçatonga

Conservação:

LC

Frutificação:

Período de frutificação de Casearia sylvestris
    Rolar para cima