Características
Espécie pioneira a secundária. As árvores medem de 20 a 30 m de altura. Planta perenifólia, heliófita, indiferente às condições físicas do solo. Tronco de 60-90 cm de diâmetro.
Origem: Nativa
Forma de vida: Árvore
Habitats naturais
Se estabelece em quase todas as formações florestais. Mas tem preferências em matas pouco densas e em formações secundárias, como capoeiras e capoeirões.
É recomendável para adensamento de matas degradadas e fechamento de dossel e recomposição de áreas de preservação permanente.
Cultivo
Local no jardim: canteiros sombreados. A árvore é elegante e empregada para o paisagismo, principalmente arborização de praças, jardins e quintais.
Plantio: colher os frutos diretamente da árvore quando adquirirem coloração roxo-escura e iniciarem a queda espontânea. Podem ser semeados dessa forma como se fossem sementes ou podem ser despolpados para liberação das mesmas. Sua viabilidade germinativa dura menos de 60 dias. Então, colocar as sementes ou frutos para germinar logo que colhidos em canteiros sombreados contendo substrato organo-argiloso. Espaçamento de 4×4 m. Cobri-los com uma leve camada de substrato peneirado e irrigar 2 vezes ao dia. A emergência ocorre em 60-100 dias e a taxa de germinação é baixa. O desenvolvimento das plantas no campo é considerado rápido, podendo atingir 3-4 m aos 2 anos e produtora de frutos consumidos pela fauna.
Frutificação
No centro-oeste, a frutificação ocorre entre janeiro e agosto.
Fruto: drupa carnosa, seus frutos medem de 0,4 a 1,2 cm de diâmetro.
Distribuição geográfica
Ocorre da região amazônica até o Rio Grande do Sul, em várias formações florestais.
Referências
Carvalho, P.E.R. 2003. Mandiocão – Schefflera morototoni. In: Carvalho, P.E.R. Espécies arbóreas brasileiras. Brasília: Embrapa Informação Tecnológica; Colombo: Embrapa Florestas, 2003. v. 1, p. 177-1875.
Garcia, F.C.P.; Bonadeu, F. 2020. Flora do Brasil. Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Disponível em <https://reflora.jbrj.gov.br/consulta/>.
Lorenzi, H. 1992. Árvores Brasileiras: manual de identificação e cultivo de plantas arbóreas nativas do Brasil. Nova Odessa, SP: Editora Plantarum.
Vissoto, M.; Alves, F.M.; Maruyama, P.K.; Araujo, A.C. 2023. Mini-guia: frutos de plantas nativas atrativas para avifauna em ambiente urbano no Cerrado. Campo Grande, MS: Editora Maria Faceira.
Classificação científica
Clado: Angiospermas
Ordem: Apiales
Família: Araliaceae
Gênero: Schefflera
Nome científico:
Schefflera morototoni
Nome popular:
Mandiocão
Conservação:
(IUCN)

Frutificação:
