Características
Espécie secundária inicial. A espécie mede de 4 a 6 m de altura. Planta decídua, heliófita, seletiva xerófita. Tronco de 20-30 cm de diâmetro.
Origem: Nativa
Forma de vida: Árvore
Habitats naturais
Em áreas naturais se estabelece em transição entre o cerrado, cerradão e mata semidecídua. Prefere formações abertas, tanto primárias quanto secundárias.
Cultivo
Local no jardim: canteiros ao sol
Plantio: colher os frutos diretamente da árvore quando iniciarem a queda espontânea. Estes já podem ser considerados como “sementes” para fins de semeadura. Colocar as sementes (frutos) para germinação logo que colhidos diretamente em recipientes individuais contendo substrato organo-arenoso e mantidos em ambientes de pleno sol. Em seguida, cobri-los com uma camada de substrato peneirado. A emergência ocorre em 20-40 dias e a taxa de germinação é alta. Produz anualmente moderada quantidade de sementes viáveis. Os frutos são consumidos por morcegos frugívoros e papagaios.
Frutificação
No centro-oeste a frutificação ocorre entre junho e outubro.
Fruto: fruto drupa subgloboso, medem cerca de 2,4 a 4,2 cm de diâmetro, contendo uma única semente.
Distribuição geográfica
Ocorre nos estados de Mato Grosso do Sul, São Paulo, Goiás, Minas Gerais e Mato Grosso, nos cerradões.
Referências
Garcia, F.C.P.; Bonadeu, F. 2020. Flora do Brasil. Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Disponível em <https://reflora.jbrj.gov.br/consulta/>.
Lorenzi, H. 1992. Árvores Brasileiras: manual de identificação e cultivo de plantas arbóreas nativas do Brasil. Nova Odessa, SP: Editora Plantarum.
Vissoto, M.; Alves, F.M.; Maruyama, P.K.; Araujo, A.C. 2023. Mini-guia: frutos de plantas nativas atrativas para avifauna em ambiente urbano no Cerrado. Campo Grande, MS: Editora Maria Faceira.
Classificação científica
Clado: Angiospermas
Ordem: Fabales
Família: Fabaceae
Gênero: Andira
Nome científico:
Andira cujabensis
Nome popular:
Angelim-do-cerrado
Conservação:
(IUCN)

Frutificação:
